quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Limpeza e manutenção de armas curtas



Salve a todos!!!



     Uma arma de fogo assim como qualquer equipamento de precisão necessita de uma limpeza ou manutenção periódica para seu correto funcionamento. 
    Infelizmente muitas pessoas negligenciam esse processo. Todos nós sabemos que armas sujas, com ferrugem tornam as armas praticamente inoperantes. Portar uma arma ou tê-la em casa para garantir a segurança em estado "crítico" é brincar com a própria vida.


MATERIAIS NECESSÁRIOS:

     Existem vários materiais que podem ser utilizados mas aqui nos deteremos nos "Kits" básicos que você encontra em qualquer loja especializada.

  • Escova com cerdas de latão;
  • Escova com cerdas de nylon;
  • Escova com cerdas de tecido;
  • Flanela pequena;
  • Frasco de óleo lubrificante;
  • Frasco de solvente para resíduos de pólvora.
     

     Vamos dividir o procedimento em duas categorias: após sessão de tiro e após porte.


PROCEDIMENTO APÓS SESSÃO DE TIRO:




     Creio que o primeiro passo para a realização da limpeza todos sabemos mas não custa nada reforçar. Assegure-se que a sua arma encontra-se desmuniciada primeiro retirando o carregador e depois manobrando o ferrolho para poder inspecionar a câmara. Em se tratando de revólver é só fazer o deslocamento do tambor.
      Alguns devem estar pensando: "mas que exagero colocar a ordem de desmuniciar uma arma". Pois é, são esses pequenos detalhes, que as vezes podem passar batido e causar algum acidente apenas por um descuido.




     A escova com cerdas de latão só deverá ser usada se houver a presença de resquícios de chumbo aderidos as raias ou pontos ferrugem. Se você constatar a necessidade aplique um pouco de solvente no interior do cano e utiliza a escova de cerdas de latão. Procure sempre introduzir a escova na direção da câmara para a ponta do cano. 
     Uma opção para evitar que hajam restos de chumbo é após realizada uma sessão com munição com projéteis de chumbo, realizar três a cinco disparo com munição com projéteis encamisados.
     Em armas com acabamento fosfatizado e pintado (pistolas Imbel, por exemplo) não deve-se usar o solvente, salvo quando o fabricante informar que o produto não contém acetona.

Exemplo de arma com acabamento fosfatizado e pintado.

     Bom, constatado que não há resíduos de chumbo, a maior parte dos resíduos de pólvora pode ser limpa com a escova com cerdas de nylon. Após o procedimento anterior, passe a escova com cerdas de tecido levemente embebida em solvente para realizar a retirada dos últimos resíduos de pólvora, evitando que eles reajam com o aço da parte interna do cano iniciando uma corrosão. A escova ficará suja após a operação então, antes de guardá-la, lave com água e sabão depois à seque.
     Se sua arma for um revólver, todo procedimento aplicado no cano deve ser realizado em cada uma das câmaras.
     Após a limpeza do cano aplique um pouco de solvente e limpe os resíduos de pólvora de outras partes como na frente do tambor e na parte interna da armação, em revólveres, e na rampa de alimentação, parte interna do ferrolho, e mesa do carregador em pistolas. Utilizando a escova de cerdas de nylon limpe o alojamento do carregador.
     Utilizando também a flanela limpe o percursor, extrator, pino indicador de cartucho na câmara. Sujeira nestes componentes é frequente causa de falhas em armas semi-automáticas.
     Quando concluir todo o processo até aqui, retire o excesso de solvente com papel toalha. A remoção do solvente é outro processo de fundamental importância pois se sua arma for mantida carregado os vapores do solvente podem danificar a munição a ponto de inutilizar a espoleta.


     Se você chegou até aqui e conseguiu seguir todas as etapas corretamente então você tem uma ARMA LIMPA.



PROCEDIMENTO APÓS PORTÁ-LA DURANTE UM DIA:






     Uma arma portada diariamente seja de forma ostensiva ou velada, com ou sem coldre, oxidada ou em aço inox, em maior ou menor escala sempre está sujeita a enferrujar. uma arma portada recebe suor, poeira, chuva, poluição, entre outro fatores. Mesmo se o coldre for de couro é prejudicial à arma por conter ácidos utilizado os processos de curtição do material. 






     O procedimento que vou descrever deve ser realizado quando a arma for portada durante o dia, sem ter sido disparada e sem ter tido contado com sujeira em excesso.

     Após desmuniciar a arma deve-se esfregá-la exteriormente com a flanela embebida em óleo e após com a flanela seca. Utilizando a escova com cerdas de nylon escove o interior do cano e a câmara (no caso de revólver, as câmaras).
     Procure também fazer semanalmente um rodízio das munições, se você apanhou chuva substitua as mesmas mesmo que elas não aparentem estar molhadas ou úmidas. A precaução é o melhor negócio.
     Seguindo esse procedimento sempre depois de portá-la as chances de aparecerem de pontos de ferrugem, como eu disse antes em maior ou menor grau dependendo do acabamento de sua arma, serão bastante minimizadas.




A seguir um vídeo de como limpar sua arma:








Espero que tenha sido útil.


Abraço a todos!


Desert Eagle


Nenhum comentário:

Postar um comentário