terça-feira, 5 de novembro de 2013

Funcionamento das armas



Salve a todos!!



     Depois das munições, que venham as armas... 


   Eu considero balística um assunto muito importante para todos, inclusive nós civis. Como é imposto a nós o uso de calibres medíocres, temos que ter um conhecimento básico dos tipos de munições para então escolhermos uma que cause mais dano à nossos eventuais agressores. No meu caso considero para armas curtas os projéteis expansivos melhores (ver post anterior).
   Mas de que adianta escolhermos um projétil de bom desempenho, uma arma de última geração se não soubermos o funcionamento dela e/ou como devemos operá-la? Como resolveremos uma possível pane? Como escolheremos a arma certa para nossas necessidades? A arma certa para mim pode não ser a arma certa para você e vice-versa.


Revólveres:

   Arma de repetição, podendo ser de ação simples ou dupla, composta do tambor, dedal serrilhado, retém do tambor, vareta extratora do tambor, cabo, cão, percursor, guarda mato, gatilho, cano, massa de mira e alça de mira.


Tambor: Cilindro que abre lateralmente. No Brasil possui de 5 a 9 câmaras onde se alojam as munições. Localiza-se entre o cano e a parede do percursor. Gira em torno do seu eixo central.
Dedal Serrilhado: Localizado na lateral esquerda do revólver. Função de liberar o tambor para que seja deslocado para o lado e consequentemente municiar a arma.
Retém: Fica abaixo do tambor e acima do gatilho. Tem função de alinhar a câmara que se encontra alojada a munição com o cano.
Vareta extratora do tambor: Função de desalojar as munições deflagradas ou não (quando acionada a arma deve encontrar-se sempre com o cano voltado para cima para que a nossa amiga gravidade nos ajude nesse trabalho).
Cabo: Parte usada para empunhar a arma.
Cão: Acionado pelo gatilho, leva o percursor, direta ou indiretamente, à espoleta.
Percursor: Peça que ao atingir a espoleta causa a detonação da mesma.
Guarda mato: Protege o gatilho de eventuais acionamentos acidentais.
Cano: "Tubo" raiado onde pelo seu interior passa o projétil.
Massa de mira: corpo sólido encontrado na ponta do cano.
Alça de mira: próximo ao cão, serve para efetuarmos a correta pontaria.


Segue um vídeo do funcionamento do revólver:





Pistola:


   Normalmente curta, semi-automática, podendo ser de ação simples ou dupla, composta de cabo, botão liberador do carregador, cano, slide ou ferrolho, gatilho, guarda mato, alça de mira, massa de mira, botão de liberação do ferrolho e trava. Funcionam em sistema Blow-Bock (explosão para trás).



Cabo: Idem revólver.
Carregador: parte onde se encontram alojadas verticalmente as munições.
Botão liberador do carregador: acionado possibilita a remoção do mesmo, ou para municiar ou remuniciar.
Cano: Idem revólver.
Slide ou Ferrolho: Peça móvel que envolve o cano, possui em sua superfície alça e massa de mira, e em seu interior, basicamente, o percursor do cano.
Cão: Quando se aciona o gatilho, leva o percursor indiretamente a espoleta. Após o primeiro tiro, como consequência do movimento do ferrolho, o cão permanece sempre engatilhado.
Gatilho: Localizado abaixo do ferrolho, quando acionado movimenta o cão.
Guarda mato: Idem revólver.
Massa de mira: localizado normalmente na ponta do ferrolho.
Alça de mira: Localizada próxima ao cão tem a mesma função do revólver.
Retém do ferrolho: Alavanca cuja finalidade é a liberação do ferrolho que permanece aberto após a deflagração da última munição.

Segue vídeo do funcionamento de uma pistola:






Agora provavelmente ficou a pergunta: 


Tudo bem, já conheci o revólver e a pistola, e agora, o que escolho?

A resposta é simples, mas para isso você precisa responder um questionamento:

Você fará uso dela regularmente em um local apropriado para treinamentos? 

Sim = bom, então você pode optar por uma pistola pois ela requer um pouco mais de treinamento, já que é mais complexa do que o revólver, e você tem que aprender a sanar as possíveis panes que podem surgir.

Não = então, você deve escolher um revólver, arma mais simples de manusear, requer menos treinamento (saliento que digo menos e não nenhum), falhou, puxe o gatilho novamente.


Em base é isso, claro que nas duas categorias (revólver e pistola) existem "n" variedades, é só escolher uma que se adapta melhor as suas necessidades e ao seu "bolso".


Abraço a todos!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário